Toque de Caixa: com 22 votos a favor e 16 contra, deputados aprovam em primeira votação a nova taxa do Agro

 


A sessão foi tumultuada. Houve pressa por parte dos deputados governistas que classificaram a taxa, que vai ferrar com os agricultores, como “emergencial”. Produtores rurais protestaram e acompanharam minuto a minuto os debates dos parlamentares sobre a ‘contribuição’ que tem tudo de ‘imposto’, menos o nome.


O governo Caiado vai abocanhar mais de R$ 1,2 bi dos produtores rurais. O governo venceu a queda de braços neste primeiro momento, 22 deputados votaram a favor do governo, 16 contra a proposta da nova taxa. A segunda votação ocorrerá na próxima semana. O deputado Humberto Teófilo classificou como ‘uma nova batalha’ e disse que nem tudo está perdido ainda. Embora todos saibam que o governo tem a força e virar o jogo será uma tarefa difícil.


A taxação prevista no projeto pode chegar até 1,65% e serve para compensar a perda de arrecadação do ICMS por medida do governo federal, conforme justifica o Estado. Esta não terá incidência em toda a produção agropecuária. Apenas os produtores de milho, soja, cana de açúcar, carnes e minérios serão contribuintes. A proposta do governo estadual é que o valor arrecadado vá para um fundo e seja investido na infraestrutura do Estado.


Informações: Goias24horas

Comentários