PCGO INVESTIGA EMPRESÁRIO DE FUTEBOL QUE ABRIU EMPRESA LARANJA EM NOME DE JOGADOR




A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT), com apoio da 3°DRP e  Secretaria da Economia deflagrou, no dia 15 de setembro, a Operação Qatar.


A operação cumpriu total de dois mandados de busca e apreensão em residência e escritório de contabilidade em Anápolis. 


Investigação da DOT, iniciada no ano de 2020, através se Representação Fiscal apresentada pelo Fisco goiano, apontou que um contador, que também é empresário e dono de um time de futebol de Anápolis constituiu, fraudulentamente, uma empresa madeireira no nome de um dos jogadores da agremiação esportiva.


O atleta, de origem humilde e semi analfabeto, foi chamado para assinar 

o contrato com o time de futebol, mas, na verdade, sem que percebesse, lançou sua assinatura em um requerimento de abertura de empresa individual. De tal forma, o jogador foi utilizado como "laranja" para que o real beneficiário da fraude utilizasse o cadastro da empresa para fins de sonegação fiscal e se livrasse de eventual cobrança de imposto devido pelo Estado.


Assim, o contador/empresário responsável pela fraude, passou a utilizar  a empresa aberta irregularmente para gerar créditos de ICMS sobre venda de madeira com utilização de notas fiscais falsas e inidôneas,  deixando de recolher o imposto devido. 


O prejuízo aos cofres públicos superam a ordem de R$ 1,5 milhão . Os investigados respondem pelos crimes falsidade ideológica e sonegação fiscal.


#pcgoinvestigarparaproteger

Comentários