Narrador chama cabelo de Celsinho de "ninho de cupim" em transmissão de jogo entre Londrina x Remo




Comentário foi feito por narrador de uma rádio de Belém, afastado na sequência. Essa é a segunda vez em menos de cinco dias que Celsinho passa por um episódio semelhante



O meia Celsinho, do Londrina, foi alvo de mais um comentário preconceituoso durante a vitória do time paranaense contra o Remo nesta sexta-feira, no Estádio do Café, pela Série B.


Durante o jogo, o narrador Cláudio Guimarães, da Rádio Clube do Pará, fala que Celsinho vai "com seu cabelo meio ninho de cupim para bater na bola". Ele foi afastado pela emissora no final da noite.


Em nota, o narrador Cláudio Guimarães disse que se arrependeu do ato racista e pediu desculpas ao atleta, à família do jogador e a todos que se sentiram ofendidos com o comentário. (VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA NO FINAL DA REPORTAGEM)


A reação do público foi imediata nas redes sociais. Na página do veículo no Instagram, torcedores foram na publicação sobre o confronto para cobrar atitudes e reclamar da postura do narrador.


Em nota, a Rádio Clube do Pará decidiu afastar o profissional e "repudiou as palavras proferidas por Guimarães, além de rejeitar qualquer tipo de discriminação".


O ge procurou o meia Celsinho e o narrador para uma posição sobre o assunto, mas não obteve resposta deles até a publicação da matéria. A reportagem será atualizada assim que eles responderem ou se posicionarem. Já o Londrina e Remo repudiaram o caso em suas redes.


Essa é a segunda vez em cinco dias que Celsinho passa por um episódio semelhante. No jogo contra o Goiás, um narrador e um comentarista falaram em "negócio imundo" para comentar do cabelo do atleta.


A dupla foi afastada da rádio Bandeirantes Goiânia, enquanto Londrina e o jogador estudam medidas sobre os profissionais. O clube se manifestou oficialmente e condenou a atitude: "Racismo não".


No jogo seguinte, contra o Confiança, os jogadores do Tubarão protestaram antes da bola rolar. Ajoelhados, eles levantaram o punho contra os ataques.


O narrador Cláudio Guimarães se retratou depois dos comentários racistas. Veja a nota na íntegra:


Eu, Cláudio, me arrependo e peço desculpas pelo comentário infeliz dirigido ao jogador Celsinho. Peço desculpas não só a ele, mas a sua família e todos aqueles que ofendi com meu comentário.


Nessas poucas horas após o final do jogo, tenho tomado conhecimento de toda a dor que meu comentário causou e isso me envergonha. Tomarei o episódio como lição para aprender profundamente sobre racismo e ter a consciência de que, como comunicador, não posso ter este comportamento. Evoluir é fundamental.


Também entendo que neste momento é importante arcar com todas as consequências da minha fala. Tenho quatro netos e desejo que eles vivam num mundo mais justo e igualitário, respeitando as diversidades. Então, para isso, eu também preciso me reeducar.


Mais uma vez, minhas sinceras desculpas.


Via: G1

Comentários