Maguito Vilela: uma vida dedicada a Goiás e ao Brasil

 


Luís Alberto Maguito Vilela nasceu na cidade de Jataí, em Goiás, em 1949.  Era pai de quatro filhos, entre eles, o presidente do MDB de Goiás e ex-deputado federal, Daniel Vilela; avô de quatro netos e esposo da empresária Flávia Teles. 


A sua trajetória política começou em sua cidade natal. Em 1976, Luiz Alberto, que era conhecido nos campos de futebol como Maguito, elegeu-se vereador e o apelido foi incorporado ao nome. Na sequência, foi eleito deputado estadual em 1982, quando exerceu a liderança do governo Iris Rezende (PMDB) na Assembleia Legislativa.  Em 1986, Maguito elegeu-se deputado federal e em 1988 participou ativamente da elaboração da Constituição Federal vigente no país. Foi vice-líder da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados. Quatro anos depois, em 1990, foi eleito vice-governador de Goiás, ao lado do então governador Iris Rezende. Em 1994, foi eleito governador de Goiás. Entre 1995 a 1998, pesquisa do Datafolha o apontava como o governador mais popular do Brasil. Em 1998, foi eleito senador da República por Goiás. Em 2002 e 2006, foi candidato a governador pelo PMDB. Em 2007, foi nomeado vice-presidente de Governo do Banco do Brasil.   


Em 2008, foi eleito prefeito de Aparecida de Goiânia, com 81% dos votos válidos, e em 2012 foi reeleito. Em 2020, em um ano atípico por causa da epidemia do coronavírus,  foi eleito prefeito de Goiânia, ao lado do vice-prefeito Rogério Cruz. Durante o processo eleitoral, foi diagnosticado com Covid-19 e internado por complicações da doença. Em janeiro, tomou posse de forma remota e, logo em seguida, foi licenciado do cargo, que foi ocupado pelo vice-prefeito Rogério Cruz.

Comentários