O Jardim Guanabara, 3º com mais contaminações e 1º em mortes, Vale dos sonhos apresenta o maior aumento de casos na última semana.


Cinco dos dez bairros com maior aumento de casos confirmados na capital estão fora das regiões Sul e Central.
_
Às 11h30 da última quinta-feira (4), um carro de som passa pela Avenida Goiânia, no Jardim Guanabara, anunciando o novo endereço de uma loja. Na praça do Berimbau, duas mulheres sentadas na frente de um quiosque onde um homem trabalhava, os três sem máscaras, conversavam. A via é comercial e conforme se aproxima da Avenida Absay Teixeira a movimentação fica mais intensa.

São vendedores de roupas, sapatos, móveis, doces, pequenos objetos do lar, manequins nas calçadas, distribuidoras de bebidas e bares. Todos os estabelecimentos que estavam abertos tinham avisos proibindo a entrada de pessoas sem máscaras e os empregados estavam protegidos, mas o mesmo não se podia dizer todos clientes.

De 53 pessoas observadas pela reportagem naquele horário, 37 estavam de máscara e outras 7 estavam com o adereço colocado de forma errada, com o nariz de fora ou no queixo. Outras 9 estavam sem nada protegendo. Duas jovens que caminhavam com uma criança – esta sem máscara – em frente a uma loja de utensílios domésticos disse que estavam só “batendo perna” aproveitando que o comércio estava aberto, mas não pretendiam comprar nada. “A gente queria sair um pouco de casa.”

A Covid-19 está se espalhando pela periferia, conforme mostram os dados dos boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia. No dia 4 de junho, 5 dos 10 bairros que mais haviam crescido em número de casos confirmados são periféricos. Dois já estão entre os com mais notificações na capital. Cerca de 57% dos óbitos por Covid-19 são de moradores de bairros longe da região central de Goiânia. E o Jardim Guanabara é o caso mais emblemático desta situação.

O bairro, localizado na região Norte da capital, já é o terceiro com mais contaminações confirmadas pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), o primeiro em número de mortes pela doença, e chama a atenção por vários motivos: avenidas comerciais bastante movimentadas, proximidade com a BR-153 e com a Perimetral Norte e grande circulação de pessoas que moram em outros pontos da cidade.

Coordenador da base de dados da plataforma Covid-19 criada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), o professor Rherilson Almeida afirma que este aumento dos casos na periferia de Goiânia está diretamente ligado ao afrouxamento das medidas restritivas na capital a partir do final de abril, o que permitiu a “exportação” do vírus existente nos bairros da região centro-sul para os mais afastados, principalmente por meio do transporte coletivo.

Almeida, que integra o Laboratório de Processamento de Imagens e Georeferenciamento da UFG, lembra que no começo da epidemia em Goiânia os casos vinham de fora, de pessoas que viajavam e voltavam para a capital contaminadas. Nesta época, os casos se concentravam em bairros na região central, como os setores Bueno, Oeste e Marista e o Jardim Goiás. “Na medida em que o governo estava conseguindo manter o isolamento social, os avanços ficavam principalmente nestas regiões onde surgiram os primeiros casos”, comentou.

Porém, depois da flexibilização que veio a partir do decreto estadual de 19 de abril, a população começou a circular mais pela cidade e, como lembra Almeida, os moradores de bairros periféricos recorreram aos ônibus para poder ir ao trabalho ou mesmo se movimentar pela capital. O professor destaca que os moradores de bairros mais pobres têm mais dificuldade em conseguir utensílios de proteção como máscaras e álcool em gel e em ficar em casa pelas características dos trabalhos que prestam.

A prefeitura não tem conseguido êxito em evitar as aglomerações nos pontos de embarque, algo que desperta o alerta de diversos profissionais da saúde, como a epidemiologista Erika Silveira, professora da Faculdade de Medicina da UFG que em suas entrevistas sempre chama a atenção para este problema. Em coletiva na sexta-feira (5), a titular da SMS de Goiânia, Fátima Mrué, chegou a afirmar que o escalonamento dos horários das atividades econômicas – que se tornou obrigatório a partir de 20 de maio como forma de evitar as aglomerações nos pontos de embarque dos ônibus - fracassou.

O superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Yves Mauro Ternes, aponta outro problema além do transporte coletivo: o descumprimento das regras de prevenção e controle por parte da população dos bairros periféricos, principalmente nas vias comerciais. “São avenidas de grande fluxo de pessoas, de aglomerações, com pessoas circulando sem as medidas de precaução. Temos observado que na periferia a população tem afrouxado mais as medidas”, disse.

Ternes também chama a atenção para a importância das pessoas se preocuparem não apenas com o uso das máscaras, mas em evitar tocar os olhos, a boca ou mesmo o rosto com as mãos, principalmente quando estiverem fazendo uso do transporte coletivo. “(O passageiro do ônibus) precisa ter ainda mais preocupação com essas medidas.”

32 setores concentram 57% dos óbitos
O coordenador da base de dados da plataforma Covid-19 criada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), o professor Rherilson Almeida, afirma que hoje os bairros periféricos de Goiânia, como o Jardim Guanabara e o Jardim Novo Mundo, se tornaram novos epicentros da Covid-19. “Isso causa um risco para os bairros que estão vizinhos a estes”, destaca. De fato, um dos bairros que mais tiveram aumento na última semana, de acordo com levantamento feito pelo POPULAR, foi o Vale dos Sonhos, que fica próximo ao Guanabara.

O superintendente de Vigilância em Saúde da SMS de Goiânia, Yves Ternes, diz que a região do Guanabara preocupa a pasta e que haverá uma reunião com a equipe do Distrito Sanitário Norte, que fica no bairro, nos próximos dias, para tratar especificamente do avanço do novo coronavírus na região. “Vamos buscar ações mais próximas para fortalecer as medidas de precaução e fazer uma busca ativa (dos moradores contaminados).”

A relação obtida com exclusividade pelo POPULAR mostra que 32 bairros da periferia concentram 57% dos óbitos por Covid-19 até o dia 4 de junho, contra 21 da região central que respondem pelos outros 43%. Para o superintendente de Vigilância, um fato que pode explicar esse maior número de mortes em bairros mais afastados está no tempo que os pacientes demoram para procurar assistência médica.

Ternes diz que até o momento todas as pessoas com suspeitas ou confirmação de Covid-19 estão tendo acesso a leitos de enfermaria e UTI e que não seria, portanto, a falta de atendimento o motivo para o maior número de mortes na periferia.

Relação com o transporte será analisada
Alvo de críticas, o transporte coletivo em Goiânia segue sem previsão para o fim das aglomerações de passageiros nos pontos de embarque que tanto preocupam profissionais de saúde e autoridades sanitárias. O escalonamento do horário das atividades econômicas, visto como uma possível solução, foi considerado sem êxito em coletiva da Prefeitura na última sexta-feira.

O presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Benjamin Kennedy, diz que no momento o órgão busca junto ao governo a relação dos moradores da capital que contraíram a Covid-19 para cruzar com o banco de dados das empresas. Ele diz que com isso se terá uma visão mais precisa sobre o papel do ônibus no avanço do novo coronavírus e se estudar novas medidas preventivas.

“Se o problema fosse o transporte coletivo, teria muito mais pessoas contaminadas. O mapeamento é para ver se são os usuários do transporte mesmo (que estão espalhando a doença) diz. Segundo Kennedy, atualmente não é estudada nenhuma outra medida para evitar as aglomerações.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros da Região Metropolitana de Goiânia (SET), Adriano de Oliveira, diz que o problema não está no transporte coletivo em si, mas na redução do índice de isolamento social e no relaxamento das medidas restritivas de atividades econômicas, que aumentaram a circulação de pessoas.
“As empresas estão fazendo a parte delas, estão limpando os terminais, os ônibus, estão tomando as medidas exigidas pelo poder público. Mas o transporte coletivo é naturalmente um ponto de concentração de pessoas e com a falta de isolamento muitas pessoas voltaram a circular.”

A suspensão do transporte coletivo temporariamente – como foi feito em Florianópolis (SC) – chegou a ser sugerida no final de março, quando as restrições de atividades econômicas eram mais rigorosas em Goiás. Apontada na capital catarinense como medida que ajudou a reduzir o avanço do vírus – lá ficou mais de um mês sem registrar morte por Covid-19 -, a medida não voltou a ser cogitada, segundo Kennedy e Oliveira.

O Popular

Comentários

  1. As feiras do Guanabara não estão obedecendo às novas regras ,ou seja só duas filas uma de uma lado da rua e a outra do outro lada da rua, ele fazem 3 filas , não sobrando espaço para distanciamento entre os clientes!
    E a prefeitura está omissa em não fiscalizar e liberou o funcionamento das mesma sem vericar se estão comprando as novas normas para o funcionando,
    Já reclamei várias vezes e até hoje a prefeitura não faz nada!
    O que está acontecendo no nosso setor e só falta de cidadania e a presença da prefeitura

    ResponderExcluir

Postar um comentário