🔴O número de casos registrados de pipas com cerol em Goiânia teve um aumento de 220% nos primeiros meses de 2020


O número de O número de casos registrados de pipas com cerol em Goiânia teve um aumento de 220% nos primeiros meses de 2020 e casos registrados de pipas com cerol em Goiânia teve um aumento de 220% nos primeiros meses de 2020, na comparação com o ano passado. Os dados são da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e apontam que entre janeiro e maio de 2019, houve apenas uma ocorrência de uso de linha com cerol. No mesmo período deste ano, foram registrados 54 flagrantes aqui na capital. Dentre eles, 43 foram descobertos através de denúncias. Já em Aparecida de Goiânia, mais de 2 mil carretéis de linhas com cerol foram apreendidos só nesse mês. .

Algo que chama a atenção, é que foram flagradas pessoas de todas as idades com os materiais cortantes. Em um caso recente, registrado no último sábado (9) no Jardim Uirapuru, na capital, um homem, de 34 anos, precisou levar 19 pontos na mão, após ter a mão cortada pela linha chilena usada em uma pipa. Ele estava na rua, brincando de bola com a filha, no momento do acidente. O homem contou à Guarda que linha era utilizada por um adulto. .

Segundo o porta voz da GCM, Janilson Saldanha, o crescimento é decorrente da suspensão das aulas presenciais, por conta da pandemia da Covid-19. Essa situação fez com que os jovens saíssem de casa para soltar pipa, mesmo não sendo período de férias. Aqui na capital existe a Campanha "Pipa sem Cerol", que acontece há mais de 10 anos, geralmente em julho, que é o período de férias escolares. No entanto, a Guarda já adiantou que não há previsão de quando a ação irá acontecer esse ano, por conta do coronavírus. Em Aparecida, por outro lado, a Prefeitura com apoio da GCM, antecipou a Campanha "A Vida Por Um Fio", que também tem o objetivo de coibir o uso de línguas cortantes. No município, a ação já está sendo realizada desde o dia primeiro de maio. .

Para evitar acidentes com motociclistas e ciclistas, a orientação é que as pessoas façam denúncias através do número 153. Lembrando que em Goiás, existe uma lei que vigora desde julho de 2012 e que proíbe a fabricação, venda e a utilização de cerol ou de qualquer outro tipo de material cortante nas linhas das pipas. Quem for pego infringindo a lei, pode arcar com multa.
Via CBN

Comentários