Itália registra recorde de pacientes curados da covid-19 em um dia


País observa a quantidade de pacientes diminuir nas UTIs há um mês, o que pode ser um indício do fim da fase mais mortal da epidemia.
_
A Itália, país mais castigado da Europa pelo novo coronavírus, registrou o recorde de 2.500 pacientes curados da covid-19 em um dia. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (17) pelo chefe de proteção civil italiano, Angelo Borrelli. As informações são da rádio pública francesa RFI.
O país observa a quantidade de pacientes diminuir nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) há um mês, o que pode ser um indício do fim da fase mais mortal da epidemia.


Na sexta-feira (17), as autoridades anunciaram 575 mortos em 24 horas, aumentando o balanço para 23 mil óbitos desde o início da epidemia. Mas outros dados despertam otimismo no país, como a estabilização da quantidade de doentes. Em Nápoles, Bolonha, Veneza, Florença e Roma, o número de contaminados nos hospitais vem baixando a cada dia.

Além disso, em mais de 65 mil testes realizados em um dia --um recorde no país-- apenas 5% acusaram positivo ao coronavírus.

Preparação para o desconfinamento

Com a redução da quantidade de doentes, a Itália está ansiosa pela saída do confinamento. "Estamos nos preparando para reabrir em 4 de maio", afirma Atilio Fontana, governador da Lombardia, a região da Itália mais castigada pela Covid-19, com 12 mil mortos.
Em vigor desde 9 de março, as medidas restritas de confinamento vão durar até 3 de maio. Mas o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, sofre uma forte pressão do empresariado pela reabertura de lojas e comércios.
A ideia é apoiada por alguns membros do governo, como a ministra da Família, Elena Bonetti. "Algo precisa mudar nas duas próximas semanas para as crianças. Nossas crianças têm o direito de brincar!", afirmou durante a semana.
Já as autoridades do sul do país --menos atingido pelo coronavírus-- temem uma volta à normalidade prematura. Vicenzo De Luca, governador da região de Campânia, no sudoeste, afirma que se o fim do confinamento atingir toda a população, ele pode decretar a proibição da entrada de italianos do norte.

R7

Comentários