Decreto de Caiado extende emergência e libera algumas atividades econômicas


O novo decreto prorroga por mais 150 dias a situação de emergência na saúde pública em Goiás, por conta do novo coronavírus.

 O documento permite o funcionamento do comércio, desde que seguindo algumas regras. Entre elas, o uso obrigatório das máscaras, a garantia de uma distância mínima entre as pessoas, higienização dos estabelecimentos e que se evite a aglomeração de pessoas, com escalonamento do trabalho dos funcionários e a oferta do serviço de entrega para os clientes. Supermercados, padarias, farmácias e lojas de produtos agropecuários, continuam funcionando normalmente. Em 19 cidades, consideradas mais críticas no avanço do novo coronavírus, o governo libera a realização de cultos apenas aos domingos. Nos outros, está liberado desde que siga uma série de restrições.

O documento também os hotéis como prestador de serviços essenciais. Os estabelecimentos devem servir de abrigo para profissionais que prestam serviços públicos ou privados, limitando-os a uma ocupação máxima de 65%. Estão entre outras atividades que foram acrescentadas na lista de exceções: salões de beleza e barbearia, com redução de 50% de sua capacidade; atividades de extração mineral; atividades da construção civil, bem como estabelecimentos comerciais e industriais fornecedores deste setor;  estabelecimentos que estejam produzindo, exclusivamente, equipamentos e insumos para o combate à Covid-19; e atividades de suporte, manutenção e fornecimento de insumos necessários à continuidade das atividades livres das restrições impostas pelo decreto.

Comentários