Famílias aguardam vaga em UTI para bebês que precisam de cirurgia, em Goiânia.


Diagnosticadas com cardiopatia congênita, crianças dependem de cirurgia do coração com urgência, segundo laudo médico.

A recém-nascida Maria Alice Camargo dos Santos, de apenas 8 dias, foi diagnosticada com cardiopatia congênita e precisa ser operada com urgência, de acordo com laudo médico. Em Goiás, a cirurgia só é realizada no Hospital da Criança, clínica particular de Goiânia, que possui convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, Maria Alice está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia. Ela nasceu no dia 16 de junho na Maternidade Municipal Aristina Cândida, em Senador Canedo, e foi transferida para o HMI três dias depois.
Segundo a mãe de Maria Alice, Thalia Aparecida Camargo Cardoso, apesar da gravidade do caso da recém-nascida e da solicitação de cirurgia assinada por um médico pediatra, ainda não há previsão de conseguir a vaga para a filha ser operada no Hospital da Criança.
Ao G1, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia informou, às 17h32 desta segunda-feira (24), que o Complexo Regulador “já está na busca por vaga de UTI pediátrica do Hospital da Criança” e que a paciente será encaminhada assim que for disponibilizada uma vaga que atenda o perfil.
O Hospital Materno Infantil afirmou, às 16h55, que Maria Alice precisa de uma cirurgia que não é realizada no HMI, mas que “segue internada no hospital, recebendo toda a assistência necessária e medicamentos adequados para o caso, até surgir a vaga e ser encaminhada para a unidade habilitada para realizar a cirurgia” (leia a nota na íntegra ao final da reportagem).

De acordo com a mãe da recém-nascida, Maria Alice não tem apresentado sinais de melhora.
Ainda com os pontos da cesária, Thalia foi ao Ministério Público na manhã desta segunda-feira para tentar conseguir uma decisão judicial que agilize a liberação a vaga no Hospital da Criança. De acordo com orçamento feito por Thalia no caso de uma cirurgia particular, o valor gira em torno de R$ 130 mil.

Caso semelhante
Os pais de Ester Prado Güntzel, de 3 meses de idade, estão acompanhando a filha no Hospital Materno Infantil há 19 dias. A bebê também foi diagnosticada com cardiopatia congênita, mesma doença de Maria Alice Camargo, e precisa ser operada no Hospital da Criança.
De acordo com Viviane Güntzel, mãe de Ester, a família conseguiu decisão judicial determinando que a Secretaria Municipal de Saúde forneça, com urgência, cirurgia do coração para Ester.
A decisão do juiz Salomão Afiune, de 16 de junho, deveria ser cumprida no prazo de seis horas, sob pena de multa de R$ 1 mil por dia de atraso. No entanto, mesmo com a determinação, Ester ainda não conseguiu a vaga da cirurgia.
O G1 solicitou posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) às 19h51 sobre a previsão de vaga para a cirurgia de Ester Güntzel e aguarda retorno.
Ao comentar sobre a situação da filha, O marido de Viviane e pai de Ester, Jair Güntzel, se emocionou.
“Ela precisa dessa cirurgia o mais rápido possível, porque o coraçãozinho dela pode sofrer uma hipertrofia e uma parada cardíaca e isso pode ser fatal”, afirmou.

Nota da SMS sobre a paciente Maria Alice:
"O Complexo Regulador informa que já está na busca por vaga de Uti pediátrica do Hospital da Criança. Tão logo a vaga que atenda o perfil da paciente seja disponibilizada, ela será encaminhada".
Nota do HMI sobre a paciente Maria Alice:
"O Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) informa que a paciente M.A.C.S., de oito dias, deu entrada no HMI no dia 19 de junho, às 21:50 hs e foi internada em um leito da Emergência. A paciente foi diagnosticada com cardiopatia congênita. A paciente necessita de uma cirurgia, que não é realizada no HMI. A recém-nascida está regulada para o Hospital da Criança. O HMI informa ainda que a paciente segue internada no hospital, recebendo toda a assistência necessária e medicamentos adequados para o caso, até surgir a vaga e ser encaminhada para a unidade habilitada para realizar a cirurgia".

G1

Comentários