Incêndio já destruiu mais de 35% de Parque Ecológico


Foto: Natalia lima

Incêndio já destruiu mais de 35% de Parque Ecológico

materia extraida do site http://www.portal730.com.br

Desde o último sábado (11) um incêndio tem castigado o Parque Ecológico Altamiro Moura Pacheco, na saída para Anápolis. Segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente, até a manhã desta segunda-feira (13) o fogo já havia consumido mais de 35% da área do parque, o que equivale a 1200 hectares. A baixa umidade, a vegetação seca e os ventos fortes favorecem a rápida expansão do fogo.

"As linhas de fogo estão em uma extensão bastante grande, e em uma mata fechada, uma mata densa, o que dificulta o trabalho do corpo de Bombeiros. Mas nós estamos empenhados em fazer esse combate e evitar danos maiores", ressalta o comandante da Força-Tarefa do Corpo de Bombeiros, Major Anderson Sirino, em entrevista à RÁDIO 730.

Incêndio teria sido criminoso

A ação humana é a principal suspeita da causa do incêndio. Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente, Roberto Freire, o desastre começou em quatro focos diferenes simultaneamente.

"Alguém passou e em um ato de vandalismo, de banditismo ecológico chegou e colocou fogo em quatro pontos diferentes da rodovia", disse Roberto. "As labaredas foram muito altas, e essas labaredas por força do vento transportaram faíscas para dentro do parque", afirmou o Secretário.

"Quando nós conseguimos apagar quatro focos, mas o fogo conseguiu cair em uma área inacessível, e aí quando a equipe percebeu e correu para lá e conseguiu chegar nesse ponto ele (fogo) já tinha se disseminado para uma boa parte do parque", explicou.

O fogo já se aproximou da barragem do João leite e o Corpo de Bombeiros trabalha para que as chamas não atinjam algumas residências vizinhas. De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente, nesta segunda feira 75 bombeiros atuam no local e mais de 130 homens estão à disposição caso haja necessidade

Comentários