Prefeitura de Goiânia capacita 120 profissionais da saúde com curso de Libras

 


Ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, em parceria com Escola de Governo Darci Accorsi e Secretaria Municipal de Saúde, com objetivo de preparar servidores que trabalham diretamente com atendimento ao cidadão nas unidades de saúde do município



A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, promove curso básico de Libras aos profissionais de saúde da capital. Nessa primeira ação de 2023, serão treinados 120 servidores que atendem na rede pública de saúde da capital. O curso é voltado para aqueles que trabalham diretamente com atendimento ao cidadão nas unidades de saúde do município.

A iniciativa busca facilitar a inclusão da pessoa surda no contexto do atendimento de saúde, já que dados do IBGE estimam que, em Goiânia, a população com surdez/ deficiência auditiva é de cerca de 27 mil pessoas. Nas aulas, são apresentados aspectos da Cultura Surda, sinais em Libras para comunicação básica, a fim de possibilitar melhor compreensão, pelos servidores, das informações que a pessoa surda deseja passar ao narrar os sintomas que a incomodam e, assim, facilitar o diagnóstico por parte dos profissionais de saúde.

Com a capacitação, o servidor da unidade de saúde ou o agente de saúde, poderão direcionar o vocabulário na recepção da pessoa surda e, na sequência, acionar a central de interpretação para dar continuidade aos atendimentos médicos e odontológicos”, enfatiza o Superintendente de Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Josevan Marcelino.

Para nós, agentes de saúde, é muito importante ter noção de Libras, pois somos o elo entre o cidadão que necessita de atendimento e o posto de saúde. Isso ajuda até no entendimento e percepção do que ocorre com aquela pessoa dentro de sua casa e, assim, podemos ajudar de forma mais precisa”, pontua a servidora Ana Cláudia Silva, que é Agente Comunitária de Saúde no Centro de Saúde Brisas da Mata, e está na primeira turma de formação para Libras.

O curso é realizado na sala de treinamento da Escola de Governo, na sede do Paço Municipal, às segundas-feiras e quartas-feiras, com turmas em dois horários, das 08h às 10h30 e das 14h às 16h30, e tem sua primeira etapa encerrada no mês de abril. O curso conta com parceria da Escola de Governo Darci Accorsi e da Secretaria Municipal de Saúde. As aulas são ministradas pela Gerente de Ações Temáticas e Inclusivas da SMDHPA, Gessilma Dias, especialista em Libras .

A secretária de Direitos Humanos do município, Cida Garcez, considera que a iniciativa é um passo importante para aprimorar o atendimento ao cidadão por parte dos profissionais de saúde da capital goiana, “primando por mais eficiência na prestação de serviços, notadamente, aos que estão em situação de vulnerabilidade e limitação na comunicação”.

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SEMDHPA) – Prefeitura de Goiânia

Comentários