ACORDO PROPOSTO PELO MPGO GARANTE MEDIDAS DE SEGURANÇA PARA PARTIDA COM PRESENÇA DAS TORCIDAS DE GOIÁS E CORINTHIANS

 


Assinatura aconteceu na sede do MPGO

As torcidas de Goiás e Corinthians poderão assistir no estádio à partida entre os clubes pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro – série A, a ser realizada em Goiânia em data que será definida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Isso porque o Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio do Grupo de Atuação em Grandes Eventos de Futebol (GFUT), garantiu os termos de um acordo  assinado entre as parte e visando à segurança dos torcedores. 


Coordenado pela subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Laura Maria Ferreira Bueno, o encontro reuniu o coordenador do GFUT, Diego Osório da Silva Cordeiro, e integrantes do Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (Bepe) da Polícia Militar de Goiás, da presidência da Federação Goiana de Futebol (FGF) e do Goiás Esporte Clube.


Conforme destacado pela procuradora, as tratativas apresentadas pelo MPGO buscam garantir a segurança de todos os torcedores, diante da identificação de possíveis riscos aos frequentadores. “Este é um exemplo de como o MP pode atuar de forma eficaz por meio de uma articulação extrajudicial com os envolvidos, visando a garantir, de forma célere, o direito dos cidadãos ao lazer, no caso em questão, assistir ao jogo do seu clube do coração”, afirmou. 


A partida seria realizada na noite do último sábado. Depois de ser procurado pelo Bepe, que alegou risco à segurança dos torcedores, o MPGO recomendou que o jogo fosse realizado com torcida única (a do Goiás). A CBF acatou o pedido mas, após solicitação do Corinthians, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou que ambas as torcidas estivessem presentes. Diante disso, o MPGO recorreu ao Poder Judiciário, conseguindo uma decisão no Tribunal de Justiça determinando que somente a torcida do Goiás estivesse presente. A poucas horas do jogo, o STJD decidiu adiar a partida.


“É importante ficar claro que nossa intenção ao recomendar a torcida única e atuar judicialmente neste sentido era para garantir a segurança de todos, tendo em vista que o Bepe identificou a grande probabilidade de atos de violência entre as duas torcidas”, afirma Diego Osório. 


Entre os compromissos assumidos que visam à garantia dessa segurança estão:


 - o Bepe comprometeu-se a fazer a escolta dos torcedores membros das torcidas organizadas do Corinthians desde a entrada nesta unidade da federação até o estádio e o seu retorno;

- o Goiás Esporte Clube permitirá a venda de apenas um ingresso por CPF mediante prévio cadastro facial no site www.ingresso.goiasec.com.br. Desse modo, todos os torcedores (de ambas torcidas) somente poderão entrar na arena esportiva por meio de dupla validação (ingresso e reconhecimento facial);

- o clube promoverá ainda o isolamento, seis horas antes da partida, em volta do estádio, no trecho entre a esquina das Avenidas 85 e Edmundo Pinheiro de Abreu até trinta metros após a rua S-5. Essa região não poderá ocupada por ambulantes, mas apenas torcedores em trânsito para o estádio;

- o Goiás Esporte Clube encaminhará ao Bepe, 24 horas antes da partida, a relação de todos os torcedores do clube visitante devidamente cadastrados e que compraram ingresso.


Diego Osório ponderou que, “Agora, com este acordo e com a implementação de medidas de segurança, sobretudo a identificação facial, é menor a possibilidade de briga entre as torcidas, conforme observado pelos próprios integrantes do Bepe durante a reunião.”


Assinaram o documento, pelo MPGO, a subprocuradora Laura Maria Bueno e o coordenador do GFUT Diego Osório. Pelo Bepe, firmaram o compromisso o tenente-coronel Dário de Araújo Martins, o major Wildey Coelho Bezerra e o capitão Rondinele Souza Oliveira. Assinaram ainda o acordo André Luiz Pitta Pires, da FGF, e Paulo Rogério de Carvalho Pinheiro, presidente do Goiás Esporte Clube.

Comentários