Goiânia recebe a Liga Internacional de Basquete de Rua

 


A Central Única das Favelas – CUFA GO, lançou dia 23 de maio as inscrições para o maior campeonato de basquete rua entre jovens de periferia do país, a Liga Internacional de Basquete de Rua (LIIBRA), uma competição que mistura o improviso do esporte com o ritmo da música do hip-hop, 2 elementos importantes da cultura de rua das periferias brasileiras.

A Liga, criada pela CUFA há 16 anos, realiza em todo o país etapas da competição de basquete 3×3 em quadras adaptadas com extensões diminuídas, valorizando o improviso do jogo, a ginga, a finta, os malabarismos e truques com a bola de maneira a estimular a versatilidade e a criatividade, usando algumas alterações nas pontuações tradicionais para incentivar esses artifícios. Pontuar fintas como a caneta e jogadas como as enterradas e diminuir a pontuação do arremesso dentro da linha de 2 pontos, estimulando os arremessos de longa distância, são algumas das alterações de regras tradicionais, que são utilizadas pela LIIBRA.

Essa é apenas a 2º vez que a LIIBRA chega a Goiás e por isso promete movimentar as periferias do Estado ao longo dos meses de junho e julho, a competição será disputada entre os meses de junho e julho desse ano, e terá o apoio da Prefeitura de Goiânia, da Federação Goiânia de Basquete e da TV Anhanguera.

Toda a competição acontecerá em Goiânia e será disputada em praças da capital, junto a diversas outras apresentações que ocorrerão ao longo dos jogos. Para as finais que serão disputadas no dia 09 de julho, será montada uma grande arena em ponto centralizado da cidade para o fácil acesso da participação do público, ocasião em que também ocorrerá shows e apresentações artísticas.


Inscreva-se através do site https://cufago.com.br/ atletas de 16 anos em diante, sem limite final de idade, nas modalidades: masculina ou feminina, que sejam moradores de bairros de periferia de suas cidades do Estado de Goiás.

Comentários