Secretaria de Saúde realiza 3ª etapa da testagem rápida para coronavírus em moradores de Goiânia


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza neste sábado (20) a terceira etapa da testagem rápida para Covid-19 em moradores de Goiânia. Segundo o órgão, o procedimento serve para identificar o índice de contaminação pelo novo coronavírus. A previsão é realizar 2.600 testes.
O exame será realizado por punção venosa, ou seja, será colhido sangue na veia utilizando uma agulha. Vão atuar mais de 360 profissionais, entre eles, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Todos os profissionais estarão uniformizados, com equipamentos de segurança e proteção individual e identificados com crachás.
Serão utilizados testes recebidos do Ministério da Saúde. Segundo a SMS, os participantes foram sorteados de acordo com quadras por distrito e lotes alternados. Além da coleta sanguínea, será aplicado um questionário sobre a situação de isolamento social e cuidados de prevenção da Covid-19.

A divulgação dos resultados está prevista para o dia 24 de junho. Nos casos de testagem positiva, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde vai entrar em contato por telefone. Se aceitarem, membros da família podem passar pelo teste como forma de prevenção.
Já nos casos de testagem negativa, não haverá contato de retorno da SMS e não há necessidade de ligar para a secretaria em busca do resultado. As orientações constam no Termo de Autorização para exames entregue no dia da realização do teste.
Se o participante tiver laudo positivo e for sintomático, ele será encaminhado para realização do RT-PCR, que é mais específico.
A Secretaria Municipal de Saúde já realizou dois testes populacionais para Covid-19 na capital. Ao todo, 6,5 mil testes foram feitos.

Via G1

Comentários