Mais de 20 propostas de título de cidadão já foram apresentadas no Legislativo em 2019




Em 2018 a grande polêmica ficou pelo título concedido pelo então deputado Marlucio Pereira a Cantora Joelma que inclusive fez um show na sessão de entrega do Título de cidadã.

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, devem receber homenagem em Goiás
Um assunto que tem sido tema de discussões na Assembleia Legislativa são os projetos que os deputados estaduais apresentaram para concessão de Título Honorífico de Cidadão Goiano. Esta semana, foi aprovada em Plenário a proposta do deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL) que concede tal honraria ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PSL).
Foram contrários ao projeto de lei os parlamentares Alysson Lima (PRB), Vinícius Cirqueira (Pros), Antônio Gomide (PT), Adriana Accorsi (PT) e Lêda Borges (PSDB). Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), o deputado Vinicius Cirqueira - que foi relator da proposta - apresentou parecer desfavorável ao projeto, e a deputada Lêda Borges também votou contra.

Agora, o convite deve ser feito ao presidente para que possa receber o título em Goiânia. Também tramita na Casa de Leis projeto para conceder Título de Cidadão Goiano ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, também de autoria de Humberto Teófilo.

Legislação

Conforme a Resolução n° 188, de 20 de agosto de 1971 - atualizada em janeiro deste ano -, do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, as condições para apresentação de projeto que concede Título Honorífico de Cidadão Goiano estabelecem que a pessoa que receberá a honraria deve ter "relevantes serviços prestados ao Brasil ou a Goiás, residentes no Estado ou não", conforme o parágrafo terceiro da legislação. A Resolução ainda ressalta que a proposta deve ser aprovada pelas Comissões Executiva e de Constituição e Justiça e, ao seguir para votação em Plenário, deve obter "a maioria absoluta de votos do total dos componentes da Assembleia".

Somente em 2019, 21 projetos para conceder Título Honorífico de Cidadão Goiano já foram apresentados pelos deputados estaduais da atual Legislatura. Além do deputado Humberto Teófilo, os parlamentares Chico KGL (DEM), Jeferson Rodrigues (PRB), Cairo Salim (Pros), Bruno Peixoto (MDB), Coronel Adailton (PP), Thiago Albernaz (SD), Vinicius Cirqueira (Pros), Paulo Trabalho (PSL), Virmondes Cruvinel (Cidadania), Lissauer Vieira (PSB) e Dr. Antônio (DEM) apresentaram propostas para honraria.

Títulos concedidos

Em 2017, o atual governador de São Paulo - que à época era prefeito da capital paulista --, João Doria (PSDB), também foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Goiás com o Título de Cidadão Goiano, proposto pelo ex-presidente da Casa de Leis e ex-deputado estadual José Vitti (PSDB).

O ex-presidente Michel Temer (MDB) - que é réu em investigação de lavagem de dinheiro -também foi homenageado pelos parlamentares goianos. Em 2016, o deputado estadual Henrique Arantes (PTB) propôs o projeto para conceder o Título de Cidadão Goiano a Temer, baseado na biografia, currículo e ações do ex-presidente da República, que já foi deputado federal, presidente da Câmara dos Deputados e vice-presidente do Brasil.

Câmara de Aparecida

Em Aparecida de Goiânia, os vereadores da Câmara Municipal também concederam Títulos de Cidadão Aparecidense. Em junho do ano passado, a primeira-dama de Goiânia e ex-deputada federal Iris de Araújo (MDB) recebeu a honraria, que foi proposta pelo presidente da Casa, Vil-mar Mariano (MDB). "O trabalho da Dona Iris enquanto deputada federal ecoa até hoje em Aparecida de Goiânia, através de emendas que ela direcionou ao município, e como ex-primeira-dama do Estado, ela fez muito pelo social no município. Por isso, nada mais justo que transformá-la em Cidadã Aparecidense", pontuou o presidente da Câmara à época.

Em dezembro de 2017, os vereadores de Aparecida homenagearam o embaixador de Israel, Yossi Shelley, com o Título de Cidadão Aparecidense, também de propositura do presidente Vilmar Mariano. O ex-senador Demóstenes Torres (PTB) também recebeu a honraria, concedida pela Câmara Municipal em 2010. Atual deputado federal e empresário no município, Professor Alcides (PP) foi homenageado em 2009.

Ministra

Na última semana, os vereadores da Câmara Municipal de Goiânia também aprovaram a concessão do Título de Cidadão Goianiense para a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. O projeto, de autoria do vereador Dr. Gian (PSB), teve como justificativa o histórico da ministra na esfera social. "Todas elas englobando a defesa da vida e da família, sendo, sempre, uma lutadora nas causas das mulheres e dos indígenas", justificou o propositor. Os vereadores Andrey Azeredo (MDB) e Tatiana Lemos (PCdoB) votaram contra a concessão do título.

Comentários