Feirantes realizam protesto contra a alteração do local das feiras do Novo Horizonte







Cerca de 100 trabalhadores da Feira do Novo Horizonte ocuparam as galerias da Câmara Municipal de Goiânia nesta terça-feira (05), para protestar contra decreto do Prefeito Iris Rezende. E chamar a atenção dos vereadores, visando garantir junto ao poder executivo a permanência da Feira no mesmo local atual.

No local, são realizadas duas feiras há pelos menos 40 anos. Uma especial, às quartas-feiras, com 360 feirantes; e outra livre, aos sábados, com mais 400 trabalhadores. São feiras extensas, ricas em variedades e atendem os clientes dos bairros próximos.

No período da tarde, os feirantes, acompanhados do vereador Paulo Magalhães, tentaram diálogo com o Paço Municipal, por meio do secretário de Governo, Paulo Ortegal e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Agenor Mariano. Mas não conseguiram reverter a situação. Os feirantes ainda aguardam uma resposta da Prefeitura de Goiânia.

“A Prefeitura de Goiânia não tem o direito de retirar cerca de 800 famílias do acesso ao trabalho. São quase 40 anos com o funcionamento no mesmo local. Transferir os trabalhadores para um local sem estrutura e distante do centro é um absurdo”, afirmou o vereador Paulo Magalhães.

Para atender uma solicitação do vereador Kleybe Morais (DC), o Prefeito Iris Rezende, por uma decisão política, assinou a Portaria Nº 004/2019, publicada no Diário Oficial do Município, autorizando a retirada imediata das feiras do local, depois de décadas com o funcionamento na mesma avenida, e transferir para uma rua adjacente, afastada do centro comercial do setor.

De acordo com representantes da Prefeitura de Goiânia, atualmente a feira atrapalha o funcionamento das igrejas e o fluxo no trânsito. No entanto, no novo local, segundo os feirantes, não existe nenhuma estrutura básica. Além de ser um espaço pequeno, não tem acesso à rede de energia elétrica, sem arborização, com asfalto de má qualidade, muita poeira e com um lote baldio com mato alto ao lado.

Os trabalhadores da Feira do Novo Horizonte realizam na manhã desta quarta-feira (06) um protesto, visando a permanência das feiras da região no mesmo local. O ato irá ocorrer às 11 horas, na Avenida Domiciano Peixoto, no setor Novo Horizonte.


Foto: Assessoria do vereador Paulo Magalhães

 Informações: Jornalista Luiza Lopes

Comentários