Tucano Perillo censura entrevista do antecessor


Tucano Perillo censura entrevista do antecessor Foto: DIDA SAMPAIO/AGÊNCIA ESTADO

Justiça acata pedido do governador de Goiás e retira do ar entrevista de Alcides Rodrigues, que o antecedeu no cargo; Marconi não gostou de ser chamado de "pavão"

30 de Dezembro de 2011 às 09:49
Altair Tavares _colaboração para o 247 – O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), bateu, levou e, incomodado, resolveu recorrer à Justiça para censurar, ou melhor, retirar de circulação não o que ele disse, mas o que ouviu. Ontem, o juiz plantonista Levine Raja Gabaglia acatou pedido de liminar, em ação movida pelo tucano, que determina à Rádio 730 a retirada de seu site de trechos da entrevista do ex-governador Alcides Rodrigues (PP) e veiculada no dia 26/12/11.
O bate-boca entre Alcides e Marconi não é nenhuma novidade. Desta vez, Marconi provocou o ex-companheiro político (o pepista foi vice nos seus dois primeiros mandatos de governador) ao afirmar que, no governo anterior, que sucedeu no início deste ano, havia uma “quadrilha” administrando o Estado e que identificava “pelo menos dois assaltantes” nela. Marconi não nominou Alcides ou o segundo assaltando – que seria o ex-secretário da Fazenda Jorcelino Braga, dono da Rádio 730 –, mas deixou claro que se tratava dos dois logo em seguida, ao citar que “basta quebrar o sigilo de quem foi governador e secretário da Fazenda”, conforme veiculado no Jornal O Hoje (23/12).
Na sexta-feira, Alcides, que vive em um calculado ostracismo desde que deixou o governo, deu entrevista ao jornal “O Popular” e à Rádio 730. Ao Popular, ele foi direto ao ponto: “Ele (Marconi) precisa aprender a respeitar as pessoas. Precisa aprender a ser menos arrogante, prepotente, megalomaníaco e pavão, que gosta de aparecer demais.”
À Rádio 730, Alcides repetiu as críticas, acrescentando que o tucano é “extremamente mentiroso”. Ainda à radio, deixou uma ameaça: “Tudo tem limite. Ficamos calados, mas de agora em diante vamos responder tudo.” O presidente da Agetop (a agência de obras do Estado) e tesoureiro da campanha de Marconi no ano passado, Jayme Rincon, foi o escalado para rebater o ex-governador, repetindo uma estratégia utilizada por Perillo sempre que é atacado e é contra-atacado por um adversário. Mas parece ter sido pouco. O capítulo seguinte da reação do tucano foi censurar a entrevista de Alcides no site da Rádio 730, conforme liminar concedida.
Guerra antiga
A ação de Perillo contra Rodrigues, que deu base para o pedido de liminar para a retirada da entrevista do ar, pede indenização “não inferior a R$ 100 mil”. O que incomodou especialmente, segundo a defesa, foi o trecho em que o ex chama o atual governador de “pavão”.
Um dos principais pontos de atrito entre Marconi Perillo e Alcides Rodrigues tem a ver com a negociação envolvendo a Celg – Centrais Elétricas de Goiás. Está para sair empréstimo que vai sanear a empresa, mas que ao mesmo tempo dará à Eletrobras o controle, com 51% das ações. No final do governo anterior, estava para ser liberado recurso que também sanearia a estatal mas que preservaria a maioria das ações com o Estado (leia mais aqui).

Comentários